Graziella Moretto e Pedro Cardoso
realizam workshop de improviso no Teatro MorumbiShopping.

 

 O improviso é sempre o testemunho de um nascimento. É o momento em que uma ideia se liberta e dança solta pela sala, até que outra ideia venha dançar com ela. Gostamos de fazer analogia com uma partida de futebol: a graça do jogo é não saber quando a jogada vai dar certo e resultar no gol, que é sempre um acontecimento raro; a graça reside em se jogar o jogo. Jogos de improviso são uma comprovada ferramenta de construir teamwork, espontaneidade, autoestima, criatividade e confiança no próximo. São um meio seguro para aprofundar relações e superar inibições, seja em um contexto social, profissional ou educativo. O enriquecimento para um grupo de pessoas que se dispõe a “jogar” pode ser expressivo, seja a nível pessoal ou coletivo. Por isso desenvolvemos um workshop específico para a demanda de cada comunidade.

 Nosso objetivo é devolver a liberdade que todos nós um dia já tivemos com nossas próprias ideias, e permitir que elas existam e se desenvolvam sem freios nem julgamentos. O teatro originou-se no contexto das festas e celebrações populares. E é na festa do encontro entre pessoas que ele pode nos ajudar a encontrar a liberdade. Mas não é preciso ser ator profissional para jogar o jogo do teatro. Muitos desses jogos e práticas se assemelham às brincadeiras de criança. E são igualmente divertidos. Portanto não há o que temer; é só relaxar e se divertir. Não por acaso, play também significa “atuar” e “peça de teatro” em inglês…

O NOSSO WORKSHOP

Como numa partida de futebol, é preciso começar com um aquecimento em grupo. Gradualmente vamos desenvolvendo o espírito de time, o trabalho em equipe e a construção de narrativas que comuniquem com eficácia nossas intenções. O outro é sempre a peça fundamental para a nossa criação, e saber alinhar ideias com generosidade e harmonia é um dos pilares de sustentação do improviso. Aprender a dizer sim para a proposta que recebemos, e adicionar com positividade uma ideia nova, visando construir e avançar criativamente na narrativa coletiva.

Essa dinâmica permite prosseguir para os jogos mais elaborados, de desenvolvimento de pequenas histórias, sempre em grupo. A essa altura, os participantes já se sentem à vontade para arriscar mais. Todo o workshop é feito coletivamente, com a participação e o envolvimento de todos. Atuar e assistir fazem parte do mesmo jogo. Vambora jogar?

– Inscrição exclusiva para maiores de 18 anos.

– Informações: http://www.industriacaseira.com/

– Contato: alo@industriacaseira.com