MASTERCLASS
FESTIVAIS: VOLÁTEIS, INSTÁVEIS, COMPLEXOS E AMBÍGUOS

 

Os festivais crescem a cada ano no Brasil. Puxado pelos maiores (Rock in Rio e Lolla, por exemplo), essa é uma modalidade de show complexa, que precisa de um despendimento de muita criatividade, organização, cronogramas e muita disposição!

A masterclass FESTIVAIS: VOLÁTEIS, INSTÁVEIS, COMPLEXOS E AMBÍGUOS chega na ON STAGE LAB com o intuito de mergulhar profundamente nesse universo tão grandioso e difícil.  Ministrada por Fabrício Nobre e Pena Schimidt, dois grandes conhecedores da área, a masterclass fará um passeio pelos festivais em cada década, a partir dos anos 70, 80, 90, 00 até agora. Vamos olhar para eles e tentar entender e explicar como evoluem, por onde andam os festivais e suas relações com o público, com os lugares, com os artistas e os patrocinadores.

FABRÍCIO NOBRE

Gestor o empreendimento cultural: A Construtora Música e Cultura, uma companhia de gestão artística e de carreiras musicais, e também uma agência de booking, que fundada em 2010. Fundou e dirige o Festival Bananada em Goiânia desde 1999, um dos mais destacados festivais latino-americanos música e artes independentes. De 2001 a 2010, foi sócio diretor o mais importante selo de rock independente brasileiro nas últimas duas décadas, Monstro Discos, que tem mais de 130 álbuns lançados. Ele foi o Superintendente de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás. Fundou e presidiu a ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes) entre 2005 e 2010. Como artista, é vocalista da banda de rock MQN desde 1997.

PENA SCHIMIDT

Iniciou sua carreira em música em 1972, montando palcos, operando sintetizadores, construindo e operando mesas de som e ensinando o ofício: montando e gerenciando estúdios, gravando e produzindo discos, administrando a produção. Ao passar para a área de contratação de artistas para grandes gravadoras, faturou alguns discos de ouro que, posteriormente, foram investidos em seu selo, Tinitus. Pena foi o responsável por cuidar de festivais com muitos palcos e grandes equipes, do Auditório Ibirapuera e do CCSP. Hoje pensa, faz curadorias, escreve, fala e dá consultorias sobre a indústria da música.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Contexto histórico: festivais até os anos 90
Contexto histórico: festivais dos anos 90 aos 00 e a relação com marcas
Os primeiros indies
Século XXI, Abrafin, AFB, Fora do Eixo, patrocínios, o ministério de Gil
Conexão internacional: Lollapalooza no Brasil e a participação brasileira nos festivais internacionais
Direção da pré-produção: chefias das equipes e funções, públicos (plano de divulgação), programação (curadoria, produção artística), local e data (visitas técnicas), projetos técnico, cenográfico e logístico, planilha de orçamentos previstos das áreas
Captação de recursos: parceiros e fornecedores estratégicos, apoios (órgãos de governo, serviços e insumos)
Planejamento da produção (detalhamento com planilhas e ckecklists): produção (transporte, hospedagem, catering, receptivo, serviços), técnica (projetos de palco, som, luz, montagem), artístico (riders, rooming, contratos, pax), divulgação (plano de mídia, materiais, itens promocionais), cenografia (croquis, projetos), site (plano de infraestrutura, geradores, banheiros, fluxo, portas e bilheteria), direção de produção, jurídico (contratos, avisos, vistos de trabalho), financeiro (controladoria, fluxo, caixa diário, câmbio)
Realização: operação, visão geral, horários e logística da sequência, avaliação permanente de riscos e imprevistos, rever e inspecionar, triple check
Gerenciamento de resultados: desmontagem, autópsia, arquivos, currículo, ônus e bônus.

INFORMAÇÕES DE MATRÍCULA
Carga horária: 11 horas
Quando: 29 de setembro (sábado)
Horário das aulas:  9h às 18h

MATERCLASSES ON STAGE LAB
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – ON STAGE LAB

ATENÇÃO: O desconto para ex-alunos NÃO É CUMULATIVO com o desconto especial de 10% para pagamento à vista.

IMPORTANTE: Informamos aos alunos que realizaram o preenchimento da reserva de matrícula acima que solicitações de boletos recebidas serão processadas próximas das seguintes datas de fechamento – 5, 10, 15, 20, 25 e 30 do mesmo mês da solicitação do boleto. Para alterações nas datas de vencimento dos boletos, será repassado ao aluno o custo de alteração cobrado pelo banco.

POLÍTICAS E REGRAS GERAIS – ON STAGE LAB

Ao fazer o envio do formulário solicitando matrícula, o aluno concorda com as seguintes regras:

  1. As reservas de vagas na masterclasses da ON STAGE LAB somente tornam-se inscrições efetivadas após a confirmação do pagamento; o aluno receberá então um e-mail confirmando a inscrição no curso de sua escolha, junto a um link com a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e enviada através de formulário eletrônico.
  2. Caso o aluno queira cancelar sua inscrição logo após a confirmação do pagamento, ele deverá formalizar sua solicitação de cancelamento enviando e-mail para contato@onstagelab.com.br.
  3. As solicitações de cancelamentos e transferência de vagas deverão ser realizadas somente por escrito, via e-mail para o endereço contato@onstagelab.com.br. Para os casos de devolução de valores, este processo será realizado em até 30 (trinta) dias contados da data da efetivação do cancelamento, observando as regras descritas abaixo. No caso de pagamento por cartão de crédito, a ON STAGE LAB se compromete a cancelar a venda junto à operadora, que possui prazos e trâmites próprios, diferentes dos casos em que o pagamento tenha sido efetivado via boleto bancário, depósito bancário, cheque ou dinheiro. As condições de devolução de valores acontecem nos seguintes casos:
    a. Cancelamento da inscrição dos cursos especialistas pode ser realizada em até 8 (oito) dias antes do seu início, será devolvido o valor pago integralmente (100%);
    b. Cancelamento da inscrição das masterclasses efetuadas entre 8 (oito) dias e até 72 (setenta e duas) horas antes do seu início, haverá devolução de 70% do valor pago;
    c. Cancelamento da inscrição dos cursos especialistas a partir de 72 (setenta e duas) horas antes de seu início, nenhum valor será restituído, porém poderá ser indicada outra pessoa para realizar o curso na vaga inscrita.

CANCELAMENTO DE INSCRIÇÕES FEITAS POR BOLETO BANCÁRIO: a devolução de valores será realizada em até 30 dias da data de solicitação do cancelamento, descontando os encargos bancários.

IMPORTANTE: no caso das condições especiais de pré-venda não serão aceitos cancelamentos ou devoluções de pagamentos, sendo apenas possível adquirir créditos para outros cursos ON STAGE LAB.

  1. A ON STAGE LAB poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos de acordo com o número de interessados. A programação de temas das aulas e datas das mesmas poderão sofrer alterações. Em alguns casos, poderá haver substituição do professor, a critério da ON STAGE LAB.
  2. Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização de qualquer masterclass, a ON STAGE LAB reserva-se o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter um crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou optar por outro curso ou evento da ON STAGE LAB de sua escolha. O crédito poderá ser utilizado pelo participante no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago da mesma forma em que foi recebido, em até 15 (quinze) dias, contados da data marcada para início do curso. No caso de pagamento por cartão de crédito, a ON STAGE LAB se compromete a cancelar a venda junto à operadora, que possui prazos e trâmites próprios, diferentes dos casos em que o pagamento tenha sido efetivado via boleto bancário, depósito bancário, cheque ou dinheiro.
  3. Nenhuma outra despesa adicional por parte do aluno, além de valores pagos pela inscrição no curso selecionado será passível de ressarcimento por parte da ON STAGE LAB.
  4. O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento.
  5. Todos os participantes com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão Certificado de Conclusão de Curso.
  6. O aluno, no ato da inscrição, autoriza expressamente a utilização de sua imagem para divulgação da ON STAGE LAB, em todo território nacional e/ ou internacional, em toda e qualquer mídia digital, impressa, eletrônica, telão ou qualquer outro meio aqui não citado, para uso interno e externo, por tempo indeterminado e em caráter gratuito, não tendo nada a reclamar em tempo algum.
  7. Eventuais atividades práticas ou visitas técnicas a shows e eventos NÃO FAZEM PARTE do programa oficial e carga horária dos cursos e masterclasses da ON STAGE LAB, sendo portanto, consideradas atividades extracurriculares. Visitas técnicas e atividades práticas poderão sofrer alterações ou serem canceladas. Os alunos que participam dessas atividades são selecionados de acordo com os critérios da ON STAGE LAB. As vagas disponíveis para cada atividade são determinadas por nossos parceiros.
  8. A inscrição para qualquer curso ou masterclass não é garantia de assistir a qualquer show ou evento de nossos eventuais parceiros de maneira gratuita. Por essa razão, o aluno concorda não apenas com o processo seletivo da ON STAGE LAB para sua eventual participação em atividades práticas como fica ciente que sua matrícula não garante entrada gratuita em shows de nossos parceiros.
  9. Não será permitida a entrada em sala de aula de alunos alcoolizados ou alterados por uso de substâncias ilegais. A ON STAGE LAB reserva-se o direito de retirar de sala de aula alunos que apresentem essas condições.
  10. O aluno, ou o responsável legal deste, atesta estar ciente de todos os termos do formulário de inscrição.